Falando sobre Febre Amarela no programa "SBT Meio-dia"

Neste dia 5 de abril pude falar um pouco sobre o Dia D contra a Febre Amarela, que ocorrerá neste sábado nas Unidades Básica de Saúde de Areias, Bela Vista, Forquilhas, Sede, Zanelato e Policlínica de Campinas!! As UBS terão horário das 08 as 17 horas e ao usuário é necessário levar a Caderneta de Vacinação, Cartão SUS e Documento oficial com foto.


Este é o primeiro ano com a intensificação da campanha contra a Febre Amarela em Santa Catarina. Em decorrência do aumento de focos de Aedes, presença de macacos doentes, e casos confirmados com óbito (um em Joinville – 28/03), Santa Catarina se tornou área de recomendação contra a Febre Amarela. Não tínhamos casos desde 1966!.


O que é a Febre Amarela?


Uma doença causada por um vírus chamado Amarílico ou vírus da Febre Amarela. Pode ser de curta duração ou evoluir para formas mais graves, podendo levar a morte.


Quais os sintomas?

  • Forma inicial: Febre alta de início súbito, mal estar, dor de cabeça, dor no corpo, calafrios, náuseas e vômitos. Após 3-4 dias 85% se recupera bem.

  • Forma grave: Febre aumentada, diarreia, reaparecimento do vômito, dor abdominal, icterícia (olhos amarelados), manifestações hemorrágicas (sangramentos nariz e gengiva), funcionamento inadequado de órgãos como rim e fígado.


Como é transmitida?

Pela picada de fêmeas de mosquito. No meio silvestre os mosquitos Haemagogus e o Sabethes transmitam e na cidade o Aedes Aegypti. Os três são vetores para a doença. Macacos (bugio) não transmitem, são vitimas e acabam sendo indicadores da presença do vírus.


Algumas dicas para combater o mosquito e os focos de larvas:

- Mantenha a caixa d'água sempre fechada e com a tampa adequada - Remova folhas, galhos e tudo que possa impedir a água de correr pelas calhas - Não deixe a água acumulada sobre a laje - Lave semanalmente por dentro, com escova e sabão, os tanques utilizados para armazenar água - Mantenha bem tampados os tonéis e barris de água - Encha de areia as bordas dos pratinhos das plantas - Se tiver vaso com plantas aquáticas, troque a água e lave, principalmente dentro, com escova, água e sabão, pelo menos uma vez por semana - Guarde as garrafas sempre de boca para baixo - Entregue os pneus velhos aos serviços de limpeza urbana ou guarde-os sem água em local protegido da chuva - Coloque o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira bem fechada - Não jogue lixo em terrenos baldios - Verifique, uma vez por semana, atrás da geladeira o recipiente coletor




#Vacinação #FebreAmarela #DiaD

Post em Destaque
Posts Recentes
Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Classic
  • Twitter Classic
  • Google Classic