Quem sou eu?

 

 

       Prazer, sou Paulo Sérgio Cardoso da Silva. Nasci em 1985 em Florianópolis. Sou filho de professores, e desde o berço fui estimulado a estudar, sendo meu pai graduado em Ciências Naturais e Biologia, e minha mãe graduada em Pedagogia e Fotografia. Tenho dois irmãos maravilhosos. Sou casado (e muito bem casado), e tenho a sorte de ter achado a melhor companheira de todas, a Marcella. Fruto da nossa união vieram o Theo e o Thorben, nossas inspirações.

       Sou um cara entusiasmado com a vida. Adoro viver tudo intensamente e estar envolvido com algo. Sempre pratiquei atividade física, geralmente futebol, musculação e jogging. Artista Plástico desde os 7 anos, realizei inúmeras exposições na técnica de óleo sobre tela, algumas das quais premiadas internacionalmente. Ainda no campo cultural, fui finalista do Concurso Internacional de Fotografia – Ozônio e Clima, promovido pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento - PNUD (Uzbequistão, 2017). 

       Sou graduado em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2008); Bacharel em Administração Pública pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC/ESAG (2014); possuo dois aperfeiçoamentos (Apoio Matricial na Atenção Básica pela FioCRUZ e Programa Academia da Saúde pela UFSC); tenho especialização em Fisiologia do Exercício pela Universidade Gama Filho - UGF (2010); em Gestão em Saúde pela UFSC (2014); e um MBA em Gestão Estratégica de Pessoas pela UGF (2012). No ano de 2013 concluí meu Mestrado em Saúde Coletiva (na área de epidemiologia) pela UFSC e em 2015 resolvi encarar o doutorado na mesma área e instituição. Além da formação acadêmica, possuo Certificação Internacional de Coaching, Mentoring & Holomentoring, Sistema ISOR, nas modalidades Professional, Self & Life e Master.

       Tive experiências bastante variadas, devido a minha formação. Na área da atividade física e saúde lecionei em séries iniciais; atuei como preparador físico em equipes de desporto coletivo; como orientador de atividades físicas em ambiente laboral no SESI; como professor em sete academias de musculação da Grande Florianópolis; e como Personal Trainer. No âmbito organizacional, atuei em projetos sociais variados; participei do planejamento estratégico do time de futebol profissional Sport Club Rio Grande (o mais antigo do país); realizei consultorias em organizações variadas, sendo duas delas em prefeituras de Santa Catarina na área gestão e qualidade de vida no trabalho e mais recentemente atuei como professor na área de Educação Corporativa no SESI/SC., como instrutor de competências organizacionais.

       

       Servidor efetivo da Prefeitura do município de São José, liderei o processo de implantação dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (hoje NASF-AB), ocupando a posição de coordenação do serviço do seu início até janeiro de 2017. Em meados de janeiro fui desafiado a assumir a Gerência de Programas Estratégicos da Secretaria de Saúde, que abarca programas como Saúde da Mulher, Saúde da Criança, Saúde do Idoso, Saúde Bucal, Doenças Crônicas e população acamada. No início de 2019 assumi a Diretoria de Vigilância Epidemiológica do município, onde em uma rápida passagem de quatro (4) meses alcançamos a maior cobertura de vacinação de influenza da história do município.

 

        Além da minha atuação como servidor público, atuo com treinamentos na área corporativa (PS Treinamentos Corporativos). Sou revisor dos periódicos científicos "Administração Pública e Gestão Social", "Gestão & Saúde (UnB)" e "Revista Paulista de Pediatria". Recentemente publiquei meu primeiro livro “Núcleo de Apoio à Saúde da Família: aspectos legais, conceitos e possibilidades para a atuação dos Profissionais de Educação Física”, o primeiro livro que traz de maneira sistematizada o tema no Brasil. Para adquiri-lo, clique aqui. Assumi em 2019 também, a posição de Secretário na Comissão de Qualidade de Vida e Saúde do Conselho Regional de Educação Física (CREF3/SC) e sou membro ativo do GT de Políticas Públicas da Sociedade Brasileira de Atividade Física e Saúde (SBAFS).

        No campo social fui membro do Instituto Pvblica (organização privada sem fins lucrativos com objetivo de produzir e difundir conhecimentos sobre políticas públicas), onde ocupei a Diretoria Técnica, membro do Hacking Health (organização com foco no empreendedorismo social em saúde); Embaixador do ESAG Kids (Organização que visa ensinar o empreendedorismo social à crianças de escolas públicas); Especialista em Saúde Pública do Politize! (maior canal de educação política do Brasil) e Líder Estadual do Movimento Acredito em Santa Catarina (movimento suprapartidário que visa a renovação política no Brasil). Além disto, pude prestar suporte em projetos da Youth for Human Rights Brasil (organização que visa ensinar aos jovens os direitos humanos, especialmente a Declaração Universal dos Direitos do Homem das Nações Unidas). Recentemente fui aprovado, entre 31 mil candidatos de todo o Brasil, no RenovaBr, uma organização com interesse em formar lideranças políticas  no pais.