top of page

Falando sobre Accountability na Gestão Municipal de Saúde

Hoje foi dia de falar de accountability na gestão municipal de saúde, na UDESC. No primeiro momento, participei da mesa redonda sobre o tema com alunos do curso de Administração Pública, e pudemos falar sobre das principais ferramentas de participação social, os Conselhos e as Conferências de Saúde, instancias colegiadas previstas na Lei nº 8.142, de 1990.


As Conferências de Saúde ocorrem, normalmente, a cada 4 anos, com representação de vários segmentos sociais. Servem para avaliar a situação de saúde da sociedade e propor diretrizes para a formulação de políticas de saúde nos níveis correspondentes (municipal/regional, estadual e nacional).


Já os Conselhos de Saúde possuem um caráter permanente, deliberativo e de órgão colegiado, composto por representantes do governo, prestadores de serviço, profissionais de saúde e usuários, estes últimos com 50% das cadeiras.


Durante a mesa falamos ainda de como foi a 8ª Conferência Estadual de Saúde de Santa Catarina, da importância da ouvidoria SUS (que tem a função de registrar a sugestão, elogio, reclamação, denúncia e solicitação do cidadão), e dos observatórios sociais.


O final da manhã foi brindado com uma participação no Programa "Nas Entrelinhas", da rádio UDESC, e que deve ser exibido nos dias 13 e 15 de junho, as 11 horas.


A ética e transparência fazem parte dos valores do @MovimentoAcredito, venha nos conhecer!




Post em Destaque
Posts Recentes
Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Classic
  • Twitter Classic
  • Google Classic
bottom of page