top of page

Palestra sobre Atenção Primária à Saúde na IELUSC - Joinville

Neste dia 14 de maio ocorreu na IELUSC, em Joinville, o "I Colóquio NEFON/NENUT/NESEF", um evento organizado pelos núcleos de estudos dos cursos de Educação Física, Nutrição e Fonoaudiologia com o intuito de debater temas de interesse da formação.


A fala inicial foi da Diretora de Atenção Primária de Joinville, Marlene Bonow Oliveira, que apresentou o contexto da saúde em Joinville e junto com a Enfermeira Vanessa Cardoso Pacheco, Coordenadora da ESF, mostraram os próximos passos para a consolidação de mais equipes NASF em Joinville.


Em minha fala, busquei trazer a trajetória do saúde pública no Brasil até a formação que temos hoje, o SUS. Adentrando na Estratégia Saúde da Família explorei a importância de alguns princípios do SUS, como o da integralidade, e neste sentido falei dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família, instituídos em 2008 pelo Ministério da Saúde para darem suporte as equipes ESF, aumentando sua resolutividade.


Abordei ainda o processo de trabalho dos NASF, informações de mercado e o impacto desta modalidade de serviço em um município. O evento contou com aproximadamente 250 pessoas, entre alunos, professores e profissionais da rede de saúde.


Post em Destaque
Posts Recentes
Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Classic
  • Twitter Classic
  • Google Classic
bottom of page